segunda-feira, 16 de março de 2009

COMO FAZER OS TAPETES?


Olá, a pedido de uma amiga aqui vou tentar explicar como faço os tapetes redondos e oval, aviso desde já que não sou grande coisa a explicar...mas vou tentar da melhor maneira possível, espero ajudar de alguma maneira!



Começo por dizer que os meus tapetes são feitos a olho, portanto não tenho esquemas nem medidas a copiar...,em suma, as medidas que aqui vou mencionar são meramente indicativas, ou seja cada um é livre de aumentar ou diminuir até obter o tamanho desejado!
Ora então para um...


tapete oval:
faço uma corrente de 35 argolinhas e depois subo com duas e começo a fazer pontos baixos em cima destas 35 argolinhas, quando chegar ao ponto ínicial uno as duas partes com o ponto baixissimo ,faço uma argolinha para subir para mais uma volta e mais uma vez irei fazer pontos baixos a toda a volta destas argolinhas anteriores e é nos topos do tapete, ou seja nas partes que irão ficar redondas que faço os aumentos...nos lados do tapete eu não aumento, só aumento nas partes redondas,ou seja ,nos cantos, portanto resumindo vamos fazendo ponto sobre ponto e quando chegamos aos cantos fazemos dois pontos dentro de uma só argolinha ,que vai ser um aumento, normalmente aumento em três zonas tal como dizem as setas no tapete.
Vamos trabalhando sempre á volta e quanto aos aumentos poderemos observar se é preciso fazer mais aumentos ou não,ou seja quando estendemos o tapete podemos observar se ele está a ficar direitinho...se formar ondinhas estamos a fazer aumentos a mais se ficar meio enrolado é necessário aumentar, pois o trapilho nem sempre é da mesma espessura...!
Bem, espero ter ajudado de alguma maneira...se não conseguirem entender por favor digam que eu tento pôr um passo-a- passo com fotografias!
Por favor digam se entenderam ,pois assim fico a saber se vale a pena tentar explicar como se faz o tapete redondo!
beijos


tapete redondo:
(fica para o próximo post)

nota: o tipo de ponto a utilizar no tapete é opção de cada um,eu normalmente faço 4 a 5 carreiras em ponto baixo e depois utilizo o ponto alto na continuação do tapete,pois funde mais, ou seja, como o ponto é maior o tapete cresce mais rápido!


3 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida, certamente ajudará muitas meninas.
por acaso nunca fiz nenhum, a minha filhota é que fez um o ano passado em oval.

Beijinhos e boa semaninha,

Carla

elisa disse...

Ola amg muuuuito obrigado pela explicação... Eu entendi tá td certinho e direitinho agoro ando a fazer uma mala e logop k termine vou tentar o tapete bjs e muito obrigado pela explicação...

alexa disse...

Obrigado ás duas...então já que conseguiram entender, vou passar ao tapete redondo!
beijos e obrigada!